sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Entrevista com Profissional da área de Engenharia da Produção

Confira, a seguir, uma entrevista feita com Marcelo Oliveira, ex-coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unifacs. Saiba das previsões de mercado para um recém-formado em engenharia de produção, além de dicas para ser um profissional diferenciado,suas áreas de atuação e as principais empresas para um Engenheiro de Produção trabalhar na BA.
Infelizmente não foi possível disponibilizar aúdio por problemas na gravação.


Nome do/a entrevistado/a: Marcelo de Oliveira
Cargo: Ex Coordenador e Professor de Engenharia da Produçãoo
Profissão: Engenheiro Civil
Instituição onde se graduou: UFBA


Pergunta - Quais as perspectivas de um recém-formado ao ingressar na indústria?

Resposta - Bom, ele cria as suas próprias expectativas então ele vai descrever pra ele mesmo qual é o horizonte que ele quer alcançar, então para que ele seja diferente, para que ele...consiga ter esse horizonte cada vez mais distante, ou seja, para que ele vislumbre cada vez mais oportunidades ele tem que ir cultivando isso dia-a-dia, de que forma ele faz isso? Procurando alguma especialização, estudando sempre, pesquisando todos os itens de relacionamento, ou seja, entendendo tudo de forma macro e ... todas as etapas minuciosamente,ou seja, ele tem que entender o específico e o geral. Ai ele vai ter realmente uma...parece brincadeira mas ai ele vai..vai..conseguir vislumbrar um futuro bom no âmbito empresarial ou industrial.

P – Qual a necessidade, para o mercado de trabalho, de engenheiros de produção, já que você por exemplo, é engenheiro civil e trabalha na área de produção?

R - O engenheiro de produção ele é necessário em qualquer tipo de empreendimento, ou industrial, ou empresarial porque ele é quem domina a parte de gestão de acontecimentos e todos os processos que ocorrem desde o período de implantação e execução, da parte operacional também depois da implantado, da parte de operação. Porem, alguns outros engenheiros atuam no local, no lugar do engenheiro de produção em virtude muitas vezes da falta de conhecimento do contratante das atividades que poderiam ser desenvolvidas pelo engenheiro de produção. Não que um engenheiro químico, um engenheiro civil, um engenheiro mecânico, não tenha essas habilidades, na maioria das vezes ele não tem, mas ele vai adquirir com o tempo e com a função, coisa que o engenheiro de produção já traz de bagagem.

P – O que você considera um diferencial para o currículo de um bom engenheiro de produção?

R - Muita gente diz que o diferencial é ter o inglês. Inglês é comum porque muitos engenheiros de produção já falam inglês, então o terceiro idioma seria um diferencial porque um idioma só a mais não...não atende. Outra coisa é que você tem que estar antenado com todas as notícias que acontecem no mundo, porque o engenheiro de produção trabalha na área de logística, trabalha na área de gestão, então tem que entender de economia, finanças, de bolsa de valores, para que ele possa atuar bem no mercado, se desenvolver bem e sobressair e eliminar os concorrentes dele então ele tem que tá antenado, ligado 24 horas, na maneira de falar, em tudo que acontece no mundo, já que ele trabalha com gestão, ou seja, ele decide que tipo de tecnologia vai usar, ele altera processos para que a empresa tenha menos custos né, que consiga reduzir o tempo de operação e que...tenha melhores resultados.

P – Quais as principais áreas e empresas, no cenário atual em Salvador?

R - Bom, o engenheiro de produção em Salvador ele pode atuar de cara na Ford, na parte de confecção, implantação, avaliação, controle de sistemas, ok, na parte financeira também, administrativa. Tem a Continental , pneus que ele pode trabalhar, Pirelli, Bridstone, Firestone, onde ele pode trabalhar na parte de logística, gestão de qualidade, gestão de produtos, na parte estratégica principalmente. Tem a Braskem que ele pode trabalhar ...com relação a parte química de produtos, a Dow Química também, existe a Millenium, ok! Ele pode trabalhar na área de gestão de qualidade, gestão econômica, ergonomia,pesquisa operacional, gestão estratégica tudo correlacionado com...a área de produção. Ele pode trabalhar também na parte financeira , bancos...na parte de construtoras também, Odebrecht, OAS, e companhia limitada, geralmente na parte de gestão e na parte de controle de projetos. Essas são as principais empresas e principais áreas que o engenheiro de produção pode atuar aqui na região metropolitana de Salvador.

P – Quais as perspectivas de um recém-formado em Engenharia da Produção ao ingressar na indústria?

R – O recém formado, cria suas próprias expectativas, descrevendo qual o horizonte que ele quer alcançar. Para que ele seja diferente, conseguindo enxergar cada vez mais distante, vislumbrando novas oportunidades, ele tem que ir cultivando isso todos os dias, procurando alguma especialização, estudando sempre, pesquisando todos os processos que acontecem na empresa, ou seja, entendendo minuciosamente os assuntos específicos e gerais. Desta maneira ele vai conseguir um futuro bom.

P - Qual a necessidade para o mercado de trabalho, de engenheiros de produção, já que você, por exemplo, é engenheiro civil e trabalha na área de produção?

R – O engenheiro de produção é necessário em qualquer empreendimento seja ele industrial, seja empresarial. Ele é o responsável pela parte de gestão de acontecimentos e todos os processos que ocorrem desde a implantação, a execução à parte operacional. Porém, outros engenheiros atuam no seu lugar, muitas vezes por falta de conhecimento do contratante das atividades que seriam realizadas pelo engenheiro de produção. Não que um engenheiro químico, civil ou mecânico, não tenha as habilidades necessárias, mas ele só vai adquirir-las com o tempo e com a função, o que um engenheiro de produção já traria de bagagem.

P - O que você considera um diferencial para o currículo de um bom engenheiro de produção?

R – Muitos dizem que o diferencial é o inglês. Na verdade, um terceiro idioma seria esse diferencial, já que a língua inglesa já é comum entre os engenheiros de produção. Outro fator seria estar atento às notícias mundiais já que ele trabalha na área de logística, gestão, logo ele é quem altera processos para que a empresa tenha menos custos, que reduza o tempo de operação obtendo melhores resultados. Ele precisa entender de economia, finanças, bolsa de valores para que possa atuar bem no mercado e sobressair, eliminando possíveis concorrentes.

P - Quais as principais áreas e empresas, no cenário atual em Salvador?

R – A principal empresa para a atuação do engenheiro de produção é a Ford, pois ele pode participar desde a confecção, implantação, avaliação, controle de sistemas, à parte financeira e administrativa. Tem também a Continental, empresa de pneus, assim como a Pirelli, Bridstone, Firestone, onde poderia atuar no setor de logística, gestão de qualidade, gestão de produtos, no setor estratégico principalmente. A Braskem, Dow Química, Millenium são exemplos de empresas químicas que contratam engenheiros de produção para a área de gestão de econômica, gestão de qualidade, ergonomia, pesquisa operacional. Eles podem ainda trabalhar nas funções financeiras de Bancos e em construtoras como a Odebrecht, OAS geralmente responsáveis pelo controle dos projetos, atuando assim em diferentes empresas e setores do cenário metropolitano de Salvador.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Na Indútria ou no Hospital?

Trabalho na Indústria ou Trabalho em um Hospital...?
Falando assim parecem áreas e ambientes sem nenhuma relação para qualquer profissional, exceto para um engenheiro de produção.
Confuso?
Então confira a matéria, clicando no link abaixo, e saiba porque e como um Engenheiro de Produção é capaz de trabalhar na Indústria ou até mesmo em um Hospital.

link

O link acima foi retirado do site da UFMG

ENEGEP - SALVADOR 2009



A ilustração é referente ao cartaz publicado para divulgação do ENEGEP que aconteceu, recentemente, no início de Outubro aqui em Salvador.
Com dúvidas sobre Engenharia de Produção!?!?
Acesse o link e confira as resposta para algumas perguntas frequentes sobre o curso. Além de poder conhecer um pouco mais de algumas áreas desta profissão.

entrevista

Nota

Particurlamente, acredito, que a Engenharia de Produção é sem dúvidas umas das profissôes com maior diversidade de áreas de atuação.Se tratando de uma Engenharia que trabalha com as relações interpessoais e visa melhor resultado no planejamento, projeção, execução e operação de um serviço ou produto. Logo, podemos dizer que a profissão se torna perfeita para o profissional que pretende trabalhar com as Ciências Exatas e Humanas. Tendo um leque de campos para atuar de acordo com sua aptidão ou preferência.
Dentre as áreas mais conhecidas encontram-se as áreas: da Logística, da Gestão Industrial, Gestão de Pessoas, Operações, Projetos, Financeiro, Administrativa, Ergonômica, de Planejamento, dentre outras.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Para diversificar um pouco e até entreter mais , resolvi escrever um pouco sobre algumas áreas de Produção que, de acordo com algumas pesquisas, são consideradas as mais procudas:

LOGÍSTICA: é exigido do profissional que este administre recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

GESTÃO DA QUALIDADE: É exigido do profissional que este acompanhe os processos de produção industrial, a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores,objetivando uma maior qualidade eprodutividade.

ERGONOMIA: É exigido do profissonal um entendimento das relações entre seres humanos e os elementos de um sistema. Uma junção de teoria, princípios, dados e métodos para projetar um produto ou serviço a fim de se obter a otimização geral do sistema e do bem-estar humano.

PLANEJAMENTO: De acordo com o Wikipédia "é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e uma reavaliação de todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Trata-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos."
Logo é exigido de um profissional desta área uma análise racional da viabilidade e posterior construção de um projeto objetivando atingir resultados previstos

FIQUE POR DENTRO!!!

Que tal ficar por dentro de todas as novidades que aconteceram e acontecerão para os estudando de Engeharia da Produção.
Eventos, publicações e resultados no Enade, você acessa clicando no link abaixo:

Link

Matéria sobre Engenharia de Produção

Retirado da Revista " Guia do Estudante " da editora Abril, a seguir você pode conferir uma notícia sobre as diversas áreas de atuação da Engenharia de Produção. Além de ficar por dentro da perspectiva de mercado e de informações do curso.
A matéria é interessante, sucinta e objetiva.

Para conferir a matéria na íntegra acesse o link abaixo.

MATÉRIA

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ENEGEP - SÃO CARLOS

Apesar do ENEGEP ( Encontro Nacional de Engenharia de Produção) de 2010 ainda não ter sido muito divulgado, já foi definido que será em São Carlos - SP. Para ficar por dentro das novidades que podem surgir sobre esse evento confira o site da ABEPRO ( Associação Brasileira de Engenharia de Produção), clicando no link abaixo:

link





Mais um vídeo super interessante

O vídeo a seguir vale a pena conferir, pois ilustra as diversas áreas de atuação do engenheiro de produção. Além de trazer curiosidades da área.
Clique para acessá-lo:

Vídeo 2

Vídeo sobre Engenharia de Produção

A seguir um pequeno vídeo, retirado do youtube, o qual ilustra um pouco do curso de engenharia de produção e uma visão geral do mercado deste.
Para ter acesso clique no link abaixo e se achar interessente deixe um comentário.
Vídeo

Apresentação do Curso de Eng. de Produção

Para um maior conhecimento sobre o curso de engenharia de Produção e suas áreas de atuação na Universidade Salvador - Unifacs. Acesse o link abaixo e comente o que você achou, ok?

>UNIFACS- Eng de Produção